[AsteriskBrasil] Mudar padrão de arquivo de audio

Sylvio Jollenbeck sylvio.jollenbeck em gmail.com
Quinta Abril 24 11:16:23 BRT 2014

Elizandro,

O Asterisk seleciona a extensão de áudio que melhor se encaixa para a
chamada em questão. Por exemplo: se o seu trunk sip está configurado apenas
para usar o codec GSM, o Asterisk ira procurar por áudios .gsm, caso não
encontre a próxima opção é usar o .sln (slinear) e neste caso você estará
fazendo transcodificação/consumindo mais processamento...

Minha sugestão é você converter seus áudios para todos os formatos (alaw,
ulaw, gsm, g.723* e g.729*, wav, sln) - * requer licença do codec - dessa
forma você não terá problemas com os áudios ou com transcodificações. Para
isso, você pode usar a APP File Convert do próprio Asterisk.

Ex: asterisk -rx 'file convert a.sln a.wav'

Abs,

Sylvio Jollenbeck
www.hosannatecnologia.com.br