[AsteriskBrasil] Chamada em espera.

Vinicios Araújo v.araujo1989 em gmail.com
Terça Agosto 26 18:26:16 BRT 2014

Boa noite!

Como uso asterisk puro, minha ideia, provavelmente não é a melhor, mas deve
te dar uma luz.
Se o objetivo é informar a pessoa que esta ligando, que o ramal destino
esta ocupado, você pode fazer uma fila especifica pra cada ramal.

[contexto]

*exten => _1XX,1,NoOp(:: Ligação para o Ramal ::})*
*exten => _1XX,n,Dial(SIP/${EXTEN},60,tT)*
*exten => _1XX,n,Queue(${EXTEN},tT,,,)*
*exten => _1XX,n,Hangup()*

*exten => h,1,Hangup()*

Nesta fila, você pode botar uma musica de espera genérica, que informe que
o ramal destino esta ocupado, e será atendido em alguns instantes. Tem que
setar na configuração da fila (/etc/asterisk/queues.conf), o parâmetro
"music".
*[100]*
*autofill=yes*
*retry=1*
*strategy=ringall*
*timeout=10*
*music=espera*
*eventmemberstatus=no*
*eventwhencalled=yes*
*joinempty=strict*
*leavewhenempty=no*
*maxlen=4*
*wrapuptime=0*
*monitor-join=yes*
*monitor-format=wav*
*monitor-type=MixMonitor*
*member=SIP/100*

Declarar dentro do /etc/asterisk/musiconhold.conf o áudio que vai utilizar.
*[espera]*
*mode=files*
*directory=/var/lib/asterisk/mohmp3/espera/*

E colocar o arquivo que você quer tocar, dentro desse diretório que
declarou acima.
Desta forma, se alguém ligar em um determinado ramal, e estiver ocupado,
ele vai pular pra segunda linha, que vai jogar a ligação em uma fila, o
áudio da fila informará a pessoa pra aguardar, e a ligação vai ficar na
fila indeterminadamente, até que o ramal possa atender.