[AsteriskBrasil] STUN

dbbrito dborges100 em gmail.com
Segunda Dezembro 29 23:48:42 BRST 2014

Amigos, alguém acha necessário criar um servidor STUN ou ICE para resolver
problemas de NAT ou firewall em roteadores? Principalmente o erro que
aparece no CLI do asterisk após 30 segundos de ligação(Retransmission
timeout), enfim, existe algum meio do áudio passar sem ter que configurar
roteador ou firewall? Pois os ATAS de algumas empresas tipo VONAGE funciona
em qualquer rede estando até sem portas direcionadas etc, eu já vi
pessoalmente funcionar, e uma conta minha nessa mesma internet da erro de
Retransmission timeout, minhas confs estão ok, nat=force_rport,comedia
firewall liberado rtp correto, a única coisa que acho que pode ser seria o
STUN ou ICE. Alguém pode ajudar? Obrigado e Feliz 2015 a todos.