[AsteriskBrasil] Receitinha básica para iniciante, conectar dois asterisk rede local.

Jerson Luiz de Paula Júnior jersonjunior em bsd.com.br
Terça Julho 1 16:18:19 BRT 2014

Iniciando a Configuração

Começamos com a configuração do servidor A (voxcomrj)

nano /etc/asterisk/sip.conf

adicionamos

register => voxcomrj:senha em sip.voxcom.net/voznetbh

[voxnetbh]
type=friend
secret=senha
context=ramais
qualify=yes
host=dynamic
language=pt_BR
disallow=all
allow=gsm
allow=ulaw
allow=alaw

Com a  linha de registro conectamos o servidor voxcomrj ao voxnetbh. Com as
linhas que estão depois da chave [voxnetbh] definimos uma extensão SIP que
será usada pelo servidor B para conecta ao servidor A

Agora vamos para o servidor B (voxnetbh)

nano /etc/asterisk/sip.conf

adicionamos

register => voxnetbh:senha em sip.voxcom.com.br/voxcomrj

[voxcomrj]
type=friend
secret=senha
context=ramais
host=dynamic
language=pt_BR
qualify=yes
disallow=all
allow=gsm
allow=ulaw
allow=alaw

Agora temos os dois servidores configurados, temos que reiniciar o
Asterisk. Nos dois digitamos o comando:

/etc/init.d/asterisk restart

Se tudo estiver correto veremos algo parecido na console:

   - para o servidor A (voxcomrj)

CLI> sip show registry

sip.voxcom.net:5060         voxcomrj             105 Registered
Mon, 19 Dec 2008 10:57:39

CLI> sip show peers

voxnetbh/voxcomrj              189.18.187.215    D          5060     OK (34
ms)

   - para o servidor B (voxnetbh)

CLI> sip show registry

sip.voxcom.com.br:5060           voxnetbh             105
Registered           Mon, 19 Dec 2008 10:58:32

CLI> sip show peers

voxcomrj/voxnetbh              201.40.172.75    D          5060     OK (34
ms)

Agora a única coisa que precisamos modificar é o arquivo extensions.conf em
ambos servidores.

   - Servidor A

no contexto local (para chamadas entre extensões) adicionamos:

exten => _4XXX,1,NoOp()
exten => _4XXX,n,Dial(SIP/voxnetbh/${EXTEN})
exten => _4XXX,n,Hangup()

Com estas linhas dizemos a central que todas as chamadas para os ramais que
iniciam com o número 4 e tem 4 digitos saem pelo tronco SIP
voxnetbh(Servidor B)

   - Servidor B

no contexto local

exten => _3XXX,1,NoOp()
exten => _3XXX,n,Dial(SIP/voxcomrj/${EXTEN})
exten => _3XXX,n,Hangup()

Com estas linhas dizemos a central que todas as chamadas para os ramais que
iniciam com o número 3 e tem 4 digitos saem pelo tronco SIP
voxcomrj(Servidor A)

Atualizamos as configurações dos dois servidores:

CLI> dialplan reload

Agora podemos testar nossa interligação.