[AsteriskBrasil] [asterisk-r2] Falha asterisk com sinalização r2d (resolvido)

natalia silva natalianew em gmail.com
Segunda Junho 9 16:48:22 BRT 2014

Obrigada pela a ajuda encontrada aqui no fórum.

Vlw Eduardo Araujo e Evandro arruda

A solução foi encontrada após algumas adaptações.

Lembrando que elas estão totalmente funcionais no meu cenário e mais:

1-     1-  Meu numero é portabilizado de outra operadora.

2-      2 -Contexto de entrada e saída ( foi vital no meu caso)

3-      3 -Configuração no Dahdi-in dos números virtuais da operadora para
sincronizar com seu correspondente no meu range de número reias
portabilizado.

4-      4 -Clock voltada para a operadora, pois no caso da Mundivox ela
precisa do clock para entregar a operadora que está sendo chamada. Exemplo
eu ligo para um número da operadora OI, então a Mundivox pega essa ligação
e entrega para OI que completa a ligação.

Abaixo as configurações

*chan_dahdi.conf*

[channels]

language=br

context=default (Contexto padrão para chamadas recebidas)

mfcr2_variant=br

mfcr2_max_ani=20

mfcr2_max_dnis=10

mfcr2_category=national_subscriber

mfcr2_logdir=span_ALL

mfcr2_call_files=yes

mfcr2_metering_pulse_timeout=1000 ( a operadora mundivox precisa disso,
pois após receber a ligação ela ainda repassa)

;mfcr2_double_answer=yes ( opcional)

group=1

context=dahdi-in (Usa o contexto [interno] em extensions.conf, como no
ponto 3 citado acima)

signalling=mfcr2

channel => 1-15

context=default (As chamadas de entrada vai para [entrada] no
extensions.conf)

group=63 (Obtém, conjuntos ou limpa o grupo de canais, o limite é 63 então
ele foi deixado para redundância)

#include dahdi-channels.conf

*system.conf*

span = 1,1*,0,cas,hdb3 ( *clock voltado apara operadora, se fosse 0 estaria
voltada para o meu servidor)

cas = 1-15:1101

echocanceller = mg2,1-31

loadzone = br

defaultzone = br

 Foi preciso informar o range de DDR´s que possui nessa operadora, isso vai
fazer com que todas as ligações para esse range caiam no tronco principal.

[dahdi-in]

;Mundivox (range de numeros virtuais da Mundivox)

exten => _18[2-7]X,1,Answer()

exten => _18[2-7]X,n,Queue(incoming_local,rn,,,1)

exten => _18[2-7]X,n,Goto(Menu-Start,s,1)

exten => _18[2-7]X,n,Hangup()

exten => _29[4-7]X,1,Answer()

exten => _29[4-7]X,n,Queu(incoming_local,rn,,,1)

exten => _29[4-7]X,n,Goto(Menu-Start,s,1)

exten => _29[4-7]X,n,Hangup()

Já para que um DDR´especícifico caia em um ramal especifico então  é
necessário identificar.

Isso é simples basta entrar no <cli e analisar os logs, faça uma ligação
para um determinado DDR. No meu caso eu passei a ver esse erro:

new MFC/R2 call detected on chan 1.

MFC/R2 call offered on chan 1. ANI = 21980823777, DNIS = 1825, Category =
National Subscriber

[Jun  5 12:24:19] NOTICE[9466]: chan_dahdi.c:4007 dahdi_r2_on_call_offered:
MFC/R2 call on channel 1 requested non-existent extension '1825' in context
'default'. Rejecting call.

MFC/R2 call disconnected on channel 1

MFC/R2 call end on channel 1

Então eu precisei criar essa correção para que então a ligação entrasse no
seu ramal especifico, dentro de dahdi-in também.

exten => _1825,1,Answer()

exten => _1825,n,Macro(dialexten,4105,20)

exten => _1825,n,Hangup()