[AsteriskBrasil] FXS ou FXO para interligar PABX

Asterisk - Junior Polegato asterisk em juniorpolegato.com.br
Quarta Março 5 15:58:01 BRT 2014

Em 05-03-2014 15:36, Gustavo Freitas escreveu:
> amigo, alessandro
> eu sei o significado sobre FXS e FXO, sei que eu posso usar os dois
> para interligar central PABX, um usando
> o tronco do PABX outro usando ramais do PABX,

Olá!

         Vai depender do que quer fazer e da conexão do seu PABX com a
rede pública de telefonia (PSTN), esta geralmente é digital E1 com R2,
às vezes com ISDN, e/ou FXO analógico.

         Supondo que seja tudo analógico, já que perguntou entre
FXS/FXO, seu PABX recebe N linhas analógicas da rua (PSTN), e tem X
ramais analógicos, correto?

         Você provavelmente quer tornar o Asterisk uma ponte entre VoIP
e uma linha tronco (PSTN) do seu PABX, seria isso? Se sim, você precisa
ter placa rede/internet no seu Asterisk para usar o VoIP e placa com 1
ou mais FXSs para fornecerem sinal para cada FXO do seu PABX, aí tem que
programar seu PABX, por exemplo, para quando for pegar o tom de
discagem, dicar 0 utilizar a PSTN e 9 para VoIP (Asterisk).

         Se quiser que toda ligação passe pelo Asterisk para
gravar/rotear as chamadas com a PSTN ou VoIP, vai precisar de uma porta
FXO para receber cada linha da PSTN e uma porta FXS para cada linha
tronco que for conectar ao PABX.

         Se quiser trocar o PABX por Asterisk, vai ter que ter uma porta
FXO para cada linha da PSTN e uma porta FXS para cada ramal analógico.
Nesse caso pode ainda trocar as linhas analógicas da PSTN por um tronco
digital E1 e comprar uma placa E1, que suporta até 30 linhas, em vez de
trabalhar com várias portas analógicas FXO.

--
[]'s

Junior Polegato