[AsteriskBrasil] Prioridade de recebimento de chamada Multiplas Queues

Sylvio Jollenbeck sylvio.jollenbeck em gmail.com
Sexta Março 14 01:07:02 BRT 2014

Guilherme, vamos lá... rs

No asterisk quando pensamos em Queue temos 3 possibilidades, sendo:

1. Priorização do cliente dentro da fila (QUEUE_PRIO);
2. Priorização do agente dentro da fila (Penalty);
3. Priorização da chamada entre as filas (Weight);

Vamos supor que a Fila A tenha seu peso (weight) definido como 1 e a Fila B
em 0 (padrão), todas as chamadas recebidas pela Fila A serão entregues
primeiro para o agente, depois as chamadas da Fila B passarão a ser
entregues.

Ainda sobre a função para saber qtos pessoas tem em espera: NoOp( ***
${QUEUE_WAITING_COUNT(support)} ***);

Abs,

Em 13 de março de 2014 22:57, Guilherme Rezende <asterisk em guilherme.eti.br>
escreveu:

> Obrigado pela ajuda Sylvio...
>     Mas veja, prioridade em cima de fila não me atende porque eu preciso
priorizar uma agente ou "forçá-lo" a receber chamdas em uma queue.   Usando
conforme o exemplo abaixo, eu estaria priorizando chamadas p/ serem
atendida dentro de uma Queue.  No meu caso eu preciso priorizar um agente
que esteja logado em duas filas p/ atender como prioridade em uma das
filas.  Será que a opção de penalidades em cima dos agentes irá resolver ?
  Eu acho que não , pois como andei lendo, penalidade até prioriza agentes
p/ receber ligação dentro de uma única queue.

> ; Important clients
> ;exten => 111,1,Playback(welcome)
> ;exten => 111,2,SetVar(QUEUE_PRIO=10)
> ;exten => 111,3,Queue(support)
>
> ; Less important clients
> ;exten => 112,1,Playback(welcome)
> ;exten => 112,2,SetVar(QUEUE_PRIO=5)
> ;exten => 112,3,Queue(support)
>

> Em 13/03/2014 22:41, Sylvio Jollenbeck escreveu:
>
> Vamos lá!
>
>    Você pode trabalhar com penalidades em cima dos agentes, desta forma
você prioriza o agente dentro da mesma fila. Você tbm pode aplicar
prioridades nas filas, desta forma você prioriza o atendimento entre as
filas.... e você pode checar quantos clientes tem em espera para encaminha
a chamada para o VoiceMail. Tudo isso setando ou lendo as variáveis da fila.

AddQueueMember(fila01,Local/${CALLERID(num)}@bv/n,,,${AGENT(${AGENT_NUMBER}:name)});

AddQueueMember(fila02,Local/${CALLERID(num)}@bv/n,,,${AGENT(${AGENT_NUMBER}:name)});

IP .
Express.