[AsteriskBrasil] RES: SIP mudo

Maxwell Lima Pereira xuxud2 em hotmail.com
Segunda Março 31 17:38:37 BRT 2014

venho colocar aqui a solução que encontrei para o problema abaixo:

para ligações externa utilizando protocolo SIP e Nateamento, voce deverá configurar o seu asterisk no arquivo sip.conf com as linhas:

nat=yes
externip=200.x.x.x
localnet=192.168.1.0/255.255.255.0

Sendo que a variavel externip voce vai colocar o IP de internet que o seu asterisk utiliza para sair e a localnet o range da sua rede local.

Agora se voce tem IP dinamico e utiliza um dyndns, utilize as linhas:

nat=yes
externhost=seuvoip.dyndns.org
externrefresh=60
localnet=192.168.1.0/255.255.255.0

O externrefresh atualiza o sip a cada 60 segundos para caso o seu ip tenha sido alterado no externhost ele seja atualizado.