[AsteriskBrasil] cdr ou cel - channel event logging

Jairo jairomolinajr em gmail.com
Quinta Maio 29 07:55:43 BRT 2014

Olá Lyon,

Em 28/05/2014 17:38, "lyon lisboa" <lyonlisboa em gmail.com> escreveu:
> Gostaria de saber, cdr ou cel, qual é melhor pra exibir em relatórios?
> O CEL é utilizado para aplicação de call center?

O CEL é novo, se não me engano existe a partir da versão 1.8. Para analisar
uma chamada pelo CEL é necessário rastrear vários eventos (linhas no banco
de dados) e para isso é necessário entender a lógica de funcionamento de
canais, transferências, estacionamento, etc. Há eventos para ANSWER,
HANGUP, CHAN_START, BRIDGE, etc. É bastante detalhado o que o torna
complexo.

O CDR deve funcionar para a maioria dos casos embora você encontre
necessidade de fazer alguns ajustes na leitura em relação a algumas
transferências e "mascaramentos" de canais. Parece que isso está sendo
melhorado para a versão 12.

O ideal é ouvir a experiência de mais amigos da lista.

Att.