[AsteriskBrasil] Numeros reais e resposta "Busy Channel"

Aecio Lemos aeciolemos em hotmail.com
Quarta Abril 1 17:30:33 BRT 2015

Olá Felipe,
Eu também sou novo à lista e leio há algum tempo. Eu já tive este problema e para ser sincero, as vezes ainda tenho. Sempre é nas minhas rotas de saída (outbound routes). Não conheço o Elastix em primeira mão, mas imagino que deve ser da mesma forma que outras distribuições como o FreePBX que uso.
Este erro eu tenho quando:1) Tento ligar para número local fixo que vai por linhas analógicas convencionais e as linhas estão realmente todas ocupadas.2) Tento ligar para um número que não está previsto nos meus Dial Patterns das rotas e ele não encontra por onde sair. Isto aconteceu quando SP adicionou o 9 aos celulares, por exemplo. Corrigi minha rota de celulares DDD e voltou a funcionar.
Nos logs você tem uma ideia melhor do que está acontecendo, embora eu confesse que acho eles muito complexos e as vezes com informação demais e eu conhecimento de menos.
Verifique suas rotas de saída. Mas se está funcionando hora sim e hora não, outra possibilidade é que o registro do trunk está caindo. Eu tive este problema com os modens PACE da GVT. Os trunks SIP registram e ficam bem por cerca de 24h. Depois caem e ficam em "registration sent", ou seja, mandaram pedido de registro e não obtiveram resposta. Tenho que resetar o modem para funcionar. Já com os Sagemcom, Dlink, etc. não tive este tipo de problema.
Quando falhar, veja nos logs se o trunk estava tentando se registrar novamente.
Espero ter ajudado.,
Atenciosamente,
Aécio

Date: Wed, 1 Apr 2015 11:55:22 -0300
From: fp.ribeiro em gmail.com
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: [AsteriskBrasil] Numeros reais e resposta "Busy Channel"

Caros, bom dia. Tudo bem?
É minha primeira mensagem para a lista e já resolvi muito problema consultando por aqui. Estou com uma dificuldade que provavelmente (ainda nao testei) possa ser minhas mascaras (Dial Pattern) em minhas rotas.
Ligo para alguns numeros e ate entao muitos celulares e fixos DDD, e a resposta é que o canal esta ocupado! Ligo do meu celular e funciona! Por exemplo, DDDs 37, 38, 15, 19... e por ai vai. Meu tronco e SIP Algar. Seguem alguns dados para elucidar:
- Elastix 2.4.0 Release 3- Asterisk 11.12.0
Tronco:
type=friendqualify=yesnat=noinsecure=veryhost=172.26.156.XXXdtmfmode=rfc2833disallow=allcontext=from-trunkcall-limit=80allow=alaw&ulaw
Dial Plans:
* DDD p/ Celular usando Algar (12): 000012 (prepend) - (p/ NVM Algar) + 00 (prefix) | ZX[7-9]XXXXXXX000012 (prepend) - (p/ NVM Algar) - 00 (prefix) | ZX[7-9]XXXXXXXX
* DDD usando Algar como operadora:  00 | [32-35][2-5]XXXXXXX00 | [37-38][2-5]XXXXXXX

* DDD p/ qualquer lugar usando Algar (12): 012+00|ZX[2-5]XXXXXXX
Todos estao utilizando o mesmo tronco.
O chato é que tem hora que funciona e hora que nao.
Alguem que passou por isso ou tenha alguma ideia do que fazer poderia me ajudar?
Muito obrigado!
Att.,
--
Felipe Ribeiro
NET / SYS Administrator

WORKOFFEE KHOMP: A Khomp renovou sua agenda de workshops
gratuitos em 2015. Participe da pr�xima edi��o no Rio de
Janeiro, dia 10 de abril, e conhe�a o lan�amento UMG 100.
Garanta a sua vaga e saiba mais em: www.workoffee.com.br