[AsteriskBrasil] SERVIDOR ASTERISK EUA

Judson Júnior judson.jcj em gmail.com
Sábado Dezembro 12 00:21:08 BRST 2015

Caro Anderson,

Se você não tem muita experiência mas pretende disponibilizar alguns
recursos comumente usados, como URA, Voicemail, etc, recomento baixar um
Elastix que possui uma interface bastante amigável e além disso tem
bastante material de consulta disponível.

Caso você tenha alguma experiência com Linux e disposição para editar
arquivos manualmente, pode usar ele puro também. Eu já usei puro em um
projeto pessoal e foi bastante animador ter o controle total.Mas demanda
tempo.

Como atualmente estou usando em um órgão público, a intenção é que diversas
pessoas tenham o controle dos seus PABX de uma forma padrão, por isso acho
mais fácil treinar o pessoal em algum "sabor" já existente do que ensinar
Asterisk puro, que envolveria conhecimento prévio de Linux e tudo mais.

Eu escolhi o Elastix por ele ser bastante compatível com o hardware da
Khomp. Além disso o Elastix apresenta uma interface facílima de usar. Hoje
mesmo fui experimentar o FreePBX na forma de Distro que eles oferecem e deu
altos bugs na interface gráfica a ponto de não conseguir mais incluir um
mero ramal. O botão de aplicar ficava travado num erro eternamente. O que
era para ser uma experiência de alguns minutos, me consumiu horas tentando
acertar o bug e acabei desistindo (agora são 23:18 e estou desde as 19:00
pelejando).

Então, minha sugestão. Instale um Elastix, crie seus 100 ramais, crie um
PINSET para ter um controle das chamadas efetuadas, contrate alguma
provedora, crie um tronco SIP com um número de terminação e pronto. Poucos
passos e você já terá um PABX 100% operacional com diversos recursos
disponíveis.

Espero que te ajude. Tem pessoal muito mais gabaritado que eu na lista para
te dar outros pontos de vista.

Grande abraço.