[AsteriskBrasil] Asterisk envia mensagem SIP INFO?

Rodrigo Pimenta Carvalho pimenta em inatel.br
Quarta Maio 27 14:43:41 BRT 2015

Olá Pessoal.

Sou iniciante, a partir de hoje, num projeto usando Asterisk, SIP, softphone, etc. Iniciei uma recapitulação sobre Asterisk ontem.
Tenho uma pergunta inicial básica:

Como fazer o meu Asterisk enviar uma mensagem SIP INFO a um softphone registrado no seu SIP Registrar?
Talvez essa pergunta seja muito genérica, então vou explicar melhor o que preciso fazer:

|---------------------------------------|                                        |-----------------------------------|                                                       |-----------------------------------|
|            softphone 1                   |                                        |    Asterisk                            |                                                       |      Softphone 2                   |
|---------------------------------------|                                        |-----------------------------------|                                                       |-----------------------------------|
                        |                                                                                           |                                                                                                     |
                        |                                                                                           | <---------------------------------Register ----------------------------|
                        |                                                                                           |                                                                                                     |
                        |                                                                                           |<-------------------- Inicia sessão SIP---------------------------->|
                        |                                                                                           |                                                                                                     |
                        |                                                                                           |< ------------------ extensão 200 chamada pelo usuário-----|        < ----------- aqui o usuário do Softphone 2 disca 200. 200 significará solicitar alguma ação específica no softphone 1.
                        |                                                                                           |                                                                                                     |

Assim que o Asterisk receber uma chamada para o ' ramal' 200, eu gostaria que ele executasse algum comando que implique no envio da mensagem SIP INFO ao softphone 1.
Se isso for possível, poderei passar uma informação ao softphone 1, de tal forma que isso implicará numa requisição de ação específica que ele executará.

Para tal, precisarei programar alguma ação no meu dail plan?
É possível fazer isso?

Qualquer dica será de grande valor. Muito obrigado!

Att.
Rodrigo.