[AsteriskBrasil] Raspberry Pi é asterisk

Mauricio Magalhães mauriciommagalhaes em gmail.com
Sexta Outubro 2 19:06:32 BRT 2015

Vejo, que muito conseguem ou conseguiram instalar em um rasp. Penso que uma
plataforma de desenvolvimento deve ser utilizado somente em
desenvolvimento, funciona 100%? sim, funciona... mas pra mim o risco dessa
aplicação não vale a pena. antes de mais nada eu tenho dois , inclusive o
mais novo raspberry 2 (4nucleos).

A partir de 3 dongles, direto na porta, não funciona. Alguns dizem que
conseguiram utilizando uma régua com energia de 2A funciona até 4 dongles,
mas comigo não funcionou, eles caiam constantemente,  inclusive em conversa
com o saudoso geovanni, ele me informava que isso poderia acontecer. tendo
em vista que a ultima compilação OFICIAL foi para versão Asterisk 1.8,
versões compiladas para a versão 11 e superior não foram feitas pelo
desenvolvedor.  Eu acredito que muitos tenha conseguido com rasp, eu não
estou duvidando disso. em resumo só acho que o risco não compensa em
produção.

Com relação a disco externo, nunca tentei, li há muito tempo que hds
normais tinham que ser alimentado externamente e hds de 2.5" poderiam ser
utilizados porém colocando um dissipador, não sei como está hoje.

Fazendo uma analogia é como se tem um carro 1.0 e coloca um motor de
ferrari, vai funcionar 100% mas o desgastes é muito mais forte em uma
estrutura que não foi projetada para isso.

Tendo em vista isso, então pra MIM é um risco muito alto em uma telefonia,
mesmo que pra poucos usuários, pra mim não é legal. existem pequenas
empresas que tem somente 4 funcionários (4 ramais) e que toda seu plano de
negocio e faturamento é feito por telefone.

*"Ha o raspberry tem 4 nucleos"* mas a taxa de transferência de um
processador AMR é baixa, não se iludam, e o acesso a memoria também e quem
dirá acessar disco em uma porta usb 2.0. 480 Mbps, o equivalente a cerca de
60 MB por segundo.  sendo que Sata II 6Gmbps o equivalente a cerca de 750
MB por segundo.

Isso é somente um opinião, as pessoas trabalham como querem, não ha nenhum
problema nisso.

Eu uso o raspberry para monitoração de rede do cliente com o zabbix-proxy.
 e em estudos e testes para aplicações asterisk.

Abraço a todos.

*Maurício  Magalhães.*T3 tecnologia - Analista de Rede/Telfonia IP.
Especialização em Segurança da Informação.
ITIL® V3 Certification.
Salvador - BA
 mauricio at t3tecnologia.com.br
 Cel. Com. (71) 97156766 - (VIVO)