[AsteriskBrasil] [MEIO-OFF] Diferença prática entre chan_sip e pjsip

Gian Nicodemus giannicodemus em gmail.com
Sexta Outubro 9 15:05:18 BRT 2015

Boa tarde meus caros amigos!

Eu defini que este email era meio-off por se tratar sim de Asterisk, no
entanto para contar com a experiencia prática dos caros amigos em seus
cenários atuais.
Hoje tenho diversos projetos em Asterisk e todos eles ainda utilizam o
chan_sip como canal de comunicação SIP, no entanto, hoje tenho visto
algumas pessoas falando do PjSIP e gostaria de saber algumas coisas:

Quais as vantagens práticas obtiveram na migração do chan_sip para o PjSIP?
Houve optimização no uso de recurso por parte do Asterisk quando adotado o
PjSIP? Se positivo qual a porcentagem média de economia de recursos?
Quais os cenários de sucesso de vocês em que foi feita a migração e foi
sucesso e se o sucesso é atribuido a 100% do PjSIP ou também atualização de
versão do Asterisk?

hehe, sei que essas perguntas parecem de teste, mas na verdade estou
entusiasmado em saber das melhorias em que a tecnologia tem nos trazido.

Obrigado meus amigos! Boa sexta para nós!
E que venha o Fds hehe

--
Gian Nicodemus
Analista de sistemas