[AsteriskBrasil] VOX GVT - 2 Interfaces de Rede e Rotas Default

Paulino Kenji Sato pksato em gmail.com
Quarta Setembro 2 00:51:25 BRT 2015

Ola,
acredito que resolva isso somente usando rotas estáticas.
Como não disse o OS em que roda o asterisk...

No linux, manualmente seria assim:
ip route add rede_do_vox via ip_do_gw_vox
ou usando ips fictícios
ip route add 10.10.10.0/24 via 10.0.0.1

Importante verificar se o ip correto esta sendo usando quando sai por esse
outro gateway
o comando
ip route show
vai mostrar uma linha similar a essa
192.168.0.0/24 dev eth0  proto kernel  scope link  src 192.168.0.101

para a eth1 ou outra terá uma similar, mas com o src de um dos ips da placa
de rede.

Para casos mais complexo pode ser necessário usar um roteamento avançado,
fazendo uso de tabelas extras e regras de seleção da tabela a ser usado.

> Pessoal, boa noite!
>
> Instalei VOX GVT em um cliente a cerca de uma semana. No servidor
Asterisk temos duas interfaces de rede. Uma da rede 10.x.x.x/29 GVT e uma
rede local na outra interface 192.168.x.x.

> Desta forma, consigo realizar e receber chamadas pelo tronco GVT, mas não
tenho acesso remoto ou conectividade com a internet.

> Quando eu crio uma rota para o gateway da interface de rede local
(192.168.x.x), minhas ligações se perdem, ficam mudas, etc...

> Alguém já passou por isso e conseguiu resolver sem ter que criar VPN ou
regras de forwarding, masquerade, etc no firewall?

> Grato desde já!
>
> Att,
>

> Samuel Sena
>
> +55 81 9 9679 7970
>
> Skype: samuelmsena
>
> samuelmsena at gmail.com

FXS para Asterisk e Elastix. Temos Cursos de Telefonia IP e Asterisk.
asteriskbrasil-unsubscribe at listas.asteriskbrasil.org

--
Paulino Kenji Sato