[AsteriskBrasil] Asterisk na nuvem

jefaokpta jefaokpta em hotmail.com
Quinta Janeiro 28 17:07:58 BRST 2016

Boa tarde Fabio.

Antes de mais nada recomendaria vc pensar em segurança, pq hj esses 35
ramais devem estar na intranet (rede segura), talvez seu server nem
esteja visível na net hj, mas passará a estar. Script anti invasão pode
ajudar, serviço de FW no cloud tb, VPN é outra alternativa, etc.

Depois da segurança, vc pode pensar em cloud ou colocation, vc falou q
não quer se preocupar com HW então seria cloud, daí vc terá q portar
esse E1 pra SIP. Já no colocation vc pode apenas transferir de endereço
o E1, daí vc combina no datacenter q escolher se a maq será sua ou deles.

Desvantagem, não digo isso, eu diria observações:

  * Os 35 ramais q não consomem banda hj passarão a consumir (precisa
    redimensionar o seu link)
  * Cloud é uma maq virtual hospedada numa supermaquina q tem seus
    recursos compartilhados com XXX outras virtuais, onde se tratando de
    voz, uma pequena espera maior por qlqr motivo será percebido na ligação.
  * Se hj vc só faz ligações por E1 em uma intranet, sua qualidade é
    ótima. Mudando para um cloud a qualidade da sua ligação terá muitas
    novas variáveis, apenas como exemplo: qualidade do link do
    escritório e carga no host do cloud.

Espero ter ajudado.
<http://www.jpbx.com.br>