[AsteriskBrasil] Asterisk 13.10 | Novidades na Queue

Sylvio Jollenbeck sylvio.jollenbeck em gmail.com
Domingo Junho 26 18:01:53 BRT 2016

Olá Pessoal,

Quem trabalha com Queues do Asterisk vai gostar da novidade implementada na
versão 13.10. Para explicar a novidade, antes vou explicar o problema:

- Vamos supor que o Agente X esta logado e esta em pausa nas Filas A e B,
na Fila A existe uma chamada em espera a 10 minutos e na Fila B uma chamada
em espera a 5 minutos;

Pela lógica, quando o Agente X sair da pausa ele deveria receber/atender
primeiramente a chamada que esta a mais tempo na espera, independente se
esta na FILA A ou B. Porém, isso não ocorre, sabe porque ?

Por que o Asterisk trata isoladamente cada queue como se fosse um container
independente, ou seja, as filas não se falam entre si, no caso acima, logo
que o agente sair da pausa ambas filas tentarão entregar a chamada e a
primeira que obtiver sucesso será a vencedora da competição.

Este problema acompanha o Asterisk desde os primórdios e segundo a equipe
de desenvolvimento da Digium, na versão 13.10 foi implementado um patch
para corrigir essa situação.

Embora a noticia seja muito animadora, eu ainda não recomendo a atualização
de ambientes em produção, pois existem muitos erros decorrente da
implementação do PJSIP.

NOTA: Acredito muito no PJSIP e estou na torcida para que tão logo seja
completamente estabilizado, minhas mãos estão coçando por começar a
implementá-lo.

Abs

--
Sylvio Jollenbeck