[AsteriskBrasil] Executar script após queue em caso de abandono

Roger Pitigliani rogerwinter em gmail.com
Terça Agosto 1 13:06:07 BRT 2017

Boa tarde,

Se você usa asterisk 13 ou superior pode validar usando a variavel
QUEUESTATUS e ABANDONED

exten => h,1,NoOp(Ligação encerrada);
same => n,GotoIf($[ "${ABANDONED}" = "TRUE" ]?enviaemail); // O cliente
abandonou a chamada na fila
same => n,GotoIf($[ "${QUEUESTATUS}" = "TIMEOUT" ]?enviaemail); // O
cliente saiu da fila pois excedeu o timeout
same => n,GotoIf($[ "${QUEUESTATUS}" = "FULL" ]?enviaemail); // O cliente
saiu da fila pois atingiu o limite maximo de callers ..
same => n,Goto(fim);
same => n(enviaemail),Aqui-Envia-Email();
same => n(fim),Noop();

Referencia Status
https://wiki.asterisk.org/wiki/display/AST/Asterisk+13+Application_Queue

Se usa Asterisk inferior ao 13... voce coloca a opção "c" no comando Queue
... Talvez tenha que fazer o tratamento no seu contexto da fila também,
caso após o comando Queue não seja o Hangup.

Ai faz o tratamento do QUEUESTATUS no exten "h", quanto for igual
"CONTINUE" é porque foi atendida, se for vazia, o cliente desligou na fila,
senão o QUEUESTATUS vem com o valor correspondente..

exten => h,1,NoOp(Ligação encerrada);
same => n,GotoIf($[ "${QUEUESTATUS}" = "CONTINUE" ]?fim); // A chamada foi
atendida, senão foi abandonada
same => n(enviaemai),Aqui-Envia-Email();
same => n(fim),Noop();

Abraço.
--
Roger Pitigliani