[AsteriskBrasil] Dúvidas

Richard Amaral de Jesus richard.ajesus em gmail.com
Sábado Fevereiro 25 09:36:44 BRT 2017

Vai aqui um pouco da minha experiência (6 anos brincando com Asterisk).

Existem soluções em telefonia para diversos ramos de empresas, acontece que
você tem que oferecer um leque de funcionalidades que vão além do que ter
um PABX para fazer, receber e transferir ligações.
Callcenter, Discador Preditivo, Integração com CRM, Gravação de ligações,
Consulta de portabilidade, Interconexão de filiais/matriz, Envio de SMS em
massa, Bilhetagens...
Essas soluções em PABX mais parrudos (Cisco, Alcatel...) custam fortunas
para que empresas de pequeno e médio porte paguem para utilizarem. Então
essas soluções junto com Asterisk entram em cena, enchendo os olhos do
cliente em recursos para ajudar na sua empresa por um custo acessível.

Comece se aprofundando em um nicho de mercado (callcenter, por exemplo) e
pense em soluções como módulos, cada um tendo o seu valor.
Não tente colocar tudo como se fossem recursos básicos do sistema. O
cliente não vai precisar de tudo. Então o menos vira mais.

Atualmente trabalho com aparelhos da Grandstream, Yealink e Khomp. Todos
tem um ótimo custo/benefício. Mas particularmente fico com Yealink com fio
(SIP T20) e Grandstream sem fio (família da linha DP). Trabalho há anos com
essas marcas e não tenho o que reclamar.

Quanto aos custos de implantação e mensalidades, é algo muito complexo. Vai
de cada região, concorrentes, dificuldades da instalação, custos,
experiência adquirida em serviços anteriores, sua margem de lucro e muitos
outros fatores. Não tem jeito, só metendo a cara pra você começar a colocar
preço nas suas coisas.

Nunca instalei um Raspberry-pi, mas não tem nada de diferente de uma
instalação padrão em qualquer placa-mãe. Lógico que a limitação fica por
conta da ausência de PCI (o que descarta vários cenários de instalação).
Placas-mães com PCI também sofrem com problema com IRQ, inviabilizando o
uso de duas ou mais placas.
Uma solução que tenho trabalhado são gateways (E1/GSM) conectados na rede
com o servidor físico/virtual. Isso te livra de uma pá de problemas.

Então é só.