[AsteriskBrasil] [OFF] Dúvidas chan_dongle

Samuel . lista.asterisk.brasil em outlook.com
Quarta Setembro 27 20:14:49 BRT 2017

Caro,

falar pra você que chan dongle é ruim seria algo muito cruel da minha parte (pois uso e funciona), mas eu não recomendo para uso em clientes.

O custo X benefício que você vai ter com reclamações é alto (depende). Se você tiver tempo e saco, vai fundo pois o negócio é viciante.

Compra uma interface profissional e viva/durma melhor.

Com relação a suas perguntas:

2 ou 3G?

Use a tecnologia que estiver disponível no local. Eu recomendo deixar no modo seleção automática, assim você não terá problemas do modem não conectar na rede da operadora.

DTMF?

Não sei falar com sabedoria, mas sempre usei dtmf=relax e nunca tiver problemas.

Qual a estabilidade do sistema em geral?

Estabilidade é uma variável tremenda. Depende do hardware em geral que será usado. Versões de drivers e etc... a forma que achei foi montar cenários positivos idênticos.

Quais seriam os maiores "problemas" enfrentados com tal solução?

Modem não ser reconhecido e obviamente a rota ficar indisponível (aí vem as dores de cabeça e cliente ligando para reclamar nos seus neurônios com razão). Um simples reboot no modem costuma resolver, mas..... rsrsrsrs

Espero ter ajudado e se quiser entrar em contato em PVT será um prazer.

Att,

Samuel .