[AsteriskBrasil] Asterisk VPN

Caio Pato caiopato em gmail.com
Quarta Junho 27 14:30:27 -03 2018

> Obrigado Caio, então nada no sip.conf seria necessário alterar? E no
> softphone como seria?

Nada no asterisk. Ele continuará enxergando as interfaces publicas
(bind em todas as interfaces... se tiver o bind para uma interface -
ou IP - específica então precisa alterar).

No terminal remoto você vai colocar o IP privado da VPN (no meu caso,
o IP público é 8.8.8.8 e o da VPN é 10.50.60.70 - eu coloco o IP da
interface VPN do asterisk na configuração do ramal).

Lembre-se que no softphone ou IP phone você vai configurar o IP da VPN
do servidor asterisk.