[AsteriskBrasil] WebRTC Asterisk

Marcelo Terres mhterres em gmail.com
Sexta Agosto 30 11:10:53 -03 2019

O STUN soh te ajuda a achar o teu IP:porta externo e a fazer o "binding" do
NAT no router, mas isso nao quer dizer que vai funcionar sempre, pois
existem situacoes que ele nao eh suficiente ("STUN does work with three
types of NAT: full cone NAT, restricted cone NAT, and port restricted cone
NAT. In the cases of restricted cone or port restricted cone NATs, the
client must send out a packet to the endpoint before the NAT will allow
packets from the endpoint through to the client. STUN does not work with
symmetric NAT"), e eh aih que entra o TURN.

O TURN normalmente eh pago visto que tu trafega toda a midia por ele e ele
usa a banda de quem te prove o servico.

Muita gente usa o da Xirsys (https://xirsys.com), mas antes de mais nada eu
testaria com um TURN server proprio para ver se o problema eh relacionado a
isso. Tu pode contratar um server pequeno na Linode ou na DO para testar e
aih instalar o coturn:

https://github.com/coturn/coturn

[]s

Marcelo H. Terres <mhterres at gmail.com>