[AsteriskBrasil] NAT + SIP

Ubiratã Guanabara ubirata.guanabara em gmail.com
Quinta Novembro 14 14:22:55 -02 2019

Pessoal estou enfrentando uma dificuldade em configurar uma mesma Operadora
SIP em + de 1 asterisk na mesma rede , hoje tenho um cenário onde tenho
varios asterisk que configuramos uma mesma Operadora SIP e isso acaba
gerando alguns problemas quando essa minha Operadora SIP envia um gateway
de áudio diferente, quando essa operadora envia o mesmo gateway de áudio o
serviço funciona normalmente, quando ela manda em gateways diferentes tenho
dificuldade para redirecionar esse áudio no roteador para qual asterisk
devo envia-lo, consegui fazer uma gambiarra configurando portas especificas
RTP para cada asterisk para solucionar esse problema temporariamente porém
acredito que não seja o melhor cenário , gostaria de um auxilio de vocês
nessa situação, eu necessito configurar essa Operadora SIP em um SIP proxy?
existe algum outro método que posso fazer isso sem a necessidade de um
servidor proxy para fazer esse roteamento de áudios?

--
Atenciosamente,

Uburatã Guanabara