[Asteriskbrasil-biz] Necessidade Comercial - Demanda VoIP

Carlos Zamora zamorahost em gmail.com
Terça Novembro 26 15:01:28 BRST 2013

Pessoal, boa tarde.

Participei por um bom tempo da lista técnica da comunidade Asterisk Brasil,
à época mantendo um servidor próprio para VoIP (Elastix) na microempresa
que possuo. Ocorre que os problemas com o Vono foram crescendo até o ponto
que não mais suportamos ficar sem PABX. À época até criamos um script para
dar reconnect a cada X minutos, mas mesmo assim não resolveu o problema.

Enfim, de lá para cá chegamos a usar três soluções que não nos atenderam
plenamente:

1- *Vono PABX*

- Infelizmente não é possível adicionar um mesmo usuário (o meu ramal, por
exemplo) em mais de um grupo de atendimento. Acabou não nos atendendo.

*2- VoipMundo Telecom*

- Não tínhamos acesso no painel para executar as configurações e o suporte
(que executava as modificações) era bastante demorado. Acabamos pagando e
usando por muito pouco tempo. Não tenho nada a reclamar da estrutura,
apenas não nos atendeu plenamente.

3- *VoIP do Brasil (atual)*

- Notamos que de vez em quando as ligações que são feitas no PABX não
chegam a cair o IVR, simplesmente chamam até o final. Seja com o número DID
fornecido por eles (51) quer seja pelos DIDs que mantemos com o Vono
através de siga-me (11), (21) e (31). A qualidade da chamada também não é
superior à do Skype, mas é compreensível e, dentre os três citadas, é a
melhor. Por conta da questão do liga-liga e não temos garantia de que cai
no PABX, não podemos manter o serviço. A vantagem é que por usarem números
Vono nós não pagamos o siga-me, mas isto não é problema.

Chegamos a cogitar pegar um 4003 com a VoIP do Brasil que é bastante bacana
pra nossa necessidade mas a questão de não cair pro PABX em vários casos
impossibilitou a contratação.

Obs.: Em todos os casos entrei em contato com as empresas pra sanar os
problemas, no entant não foram corrigidos.

*Escopo da Necessidade*

- PABX (de preferência virtual) com opções (nossa gravação ou gravação
padrão com números);
- 4 ramais internos (atualmente) podendo aumentar com o tempo
- 3 linhas simultâneas de chamadas (não somos callcenter, mas é possível
que três pessoas estejam falando ao mesmo tempo)
- Transferência de ligações entre os ramais
- Conferência entre os ramais
- Conferência com telefones externos
- Gravação das chamadas entrantes e saíntes
- Controle online das linhas IP (ramais) e grupos
- Criação de grupos de atendimento (comercial, financeiro, etc.)

- DID para recebimento de ligações com DDD (41) ou (51) ---> Vamos
direcionar nossos três números do Vono com siga-me.

*Média de uso Mensal*

Por conta da qualidade da chamada acabamos deixando atualmente as ligações
out com o Skype, mas podemos mudar de escopo sem problemas. O que temos é o
seguinte:

- Entre 300-400 minutos mensais para fixo (Brasil)
- Entre 700-800 minutos mensais para celular (Brasil)
- Vez ou outra (muito raro) um DDI para fixo ou celular de países maiores

Fico no aguardo de propostas diretamente no meu e-mail ou qualquer dúvida,
terei o maior prazer em apoiar.

Nossa necessidade é urgente, obrigado.

*Carlos Zamora*