Re: [AsteriskBrasil] FXO+Ligação para Rede Publica

Tales Costa tales em ibiseng.com
Sábado Dezembro 10 19:46:55 BRT 2005

Welisson,

> A minha duvida é simples, estou ainda pesquisando e gostaria que me disse
> se
> estou certo ou errado.
> Quero montar um servidor com o * para fazer Voip, ok. Então a minha
> intensão
> é fazer ligações de voip para voip e de voip para a convencional, e um
> colega me disse que para este tipo de serviço teria que ter um placa FXO
> md3200 ou placas FXO da Digium, ou, contratar um provedor voip e
> interligar
> meu servidor com eles, via internet, para que eu possa fazer as ligações
> [...]

A placa FXO não é a única opção para interligar com a telefonia
convencional. É apenas a mais barata. Existem também as opções de placas E1,
equipamentos tipo "channel bank" e, com certeza, outros que não conheço.

Além disso, o provedor voip tmabém serve para fazer essa interconexão. A
diferença é que ele pode prover essa conexão em outras localidades e vc não
precisa de hardware adicional para usar o serviço. Por exemplo, vc pode
estar baseado em são paulo e contratar terminação com a telefonia local em
Porto Alegre, ou Miami, ou Londres, ou ...

Certo até então eu entendi perfeitamente,
> [...]
> ter uma conexão ADSL acima de 128 kbp/s,  e se eu quiser rotear para a
> rede
> publica teria que ter uma placa padrão FXO. Mas no caso eu tendo esta
> placa
> FXO, o preço de tarifas da telefonia convencional não seria a mesma.
> cobrada
> para telefones comums, sem ser voip. ja que irei fazer a conversão do voip
> para a rede publica. Então qual seria a vantagem de eu ter um Gateway com
> *,
> e uma placa FXO, para interligar com o meu VOIP com a rede publica.

Sempre que vc for fazer interligação com a rede pública deverá, no mínimo,
pagar a tarifa local. Ou seja, como se estivesse usando um telefone daquela
localidade. O uso do voip possibilita vc fugir apenas da tarifa de longa
distância.

Na minha opinião, a vantagem da interconexão com a rede telefonica local é a
integração. Com ela, por exemplo, vc pode usar o softphone para fazer
qualquer ligação, local ou não. Além disso, vc poderá tb receber no
softphone ligações que chegam através do seu pabx convencional.

--
Tales Costa
tales em ibiseng.com