[AsteriskBrasil] Lab de Baixo Custo

Enderson Maia endersonmaia em gmail.com
Sexta Dezembro 16 12:07:35 BRT 2005

Olá, sou novo na lista e trabalho com Linux desde 2002, principalmente
na área de rede, meu conhecimento de telefonia é ZERO.
Como venho sempre venho usando linux como uma opção bem
mais flexivel e de menor custo, aproveito sempre maquinario
antigo para serviços simples, e quero fazer um lab para começar
com o Asterisk.

encurtando a conversa....

Estou começando agora com essa de Asterisk, e
preparei um lab de baixo custo aqui, estou com uma placa
Ambiente 3200, e uma central telefônica 2FXO, 8FXS baratinha.

Já instalei e configurei o Asterisk para uma teste em SIP, já leu
uns menus pra mim via softphone, o que quero agora é fazer
ligações entre SIP e algum ramal na central, e vice-versa.

Vê se tô fazendo certo:

# ztcfg -vv

Zaptel Configuration
======================

Channel map:

Channel 01: FXS Kewlstart (Default) (Slaves: 01)

1 channels configured.

isso acima quer dizer que eu posso ligar um cabo entre o PC e a liha
telefônica,
ou um ramal na central correto ?

Já configurei o zaptel.conf e o zapata.conf da seguinte maneira

# cat /etc/zaptel.conf
fxsks=1 # X100P
defaultzone=us
loadzone=us

# cat /etc/asterisk/zapata.conf
[channels]
; hardware channels
; default
usecallerid=yes
hidecallerid=no
callwaiting=no
threewaycalling=yes
transfer=yes
echocancel=yes
echotraining=yes
; define channels
context=incoming ; Incoming calls go to [incoming]
signalling=fxs_ks ; Use FXS signalling for an FXO
channel => 1 ; PSTN attached to port 2

Peguei isso do site da digium.

O PC está ligado no ramal 7 da Central.

O que preciso para fazer o Asterisk atender neste ramal ?

Eu tentei isso no extensions.conf mas não funcionou.

[incoming]
exten => s,1,Answer( )
exten => s,2,Echo( )

Isso seria pra ele ficar repetindo o que eu falar, mas não faz.

O comando ztmonitor 1 -v, até mostra o Audio Level no RX aumentando e diminuindo
a cada toque, mas só toca e o Asterisk não atende.

E também como fazer para que eu ligando de um fone comum, em outro ramal da
central, ele redirecione para um SIP. Tipo, se eu ligar 7123, ele vai
me ligar pro ramal
7 onde está o Asterisk, e ele vai pegar o 123 e ligar pro SIP (joao).

Acho que estou indo no caminho certo, se alguem vê algum erro me
avisa. Basicamente
creio que o que preciso testar agora são configurações no extensions.conf

100+

Enderson Maia

ICQ: 8817986
MSN: endersonmaia[arroba]gmail[ponto]com
Linux User: 286130