Re: [AsteriskBrasil]NAT SIP X-Lite Só uma ponta ouve

Jose P. Leitao jose.leitao em oi.com.br
Sexta Novembro 11 19:57:18 BRT 2005

hummm estamos chegando lá!
Se o roteador/firewall  a que você se refere está rodando linux fica mais fácil. Apesar de eu ainda não ter usado essa configuração:

Saindo do Asterisk para o mundo externo o seu Asterisk divulga um IP (IP privado), mas o seu cliente (externo) está "conversando" com o seu IP público - acho que existe um parâmetro que pode ser colocado no sip.conf para isso.

Você deve procurar usar alguma máquina cliente (ligada na internet) do teu asterisk e nele rodar o TCPDump ou ethereal  e verificar se o tráfego rtp está chegando/saindo e portas estão sendo usadas.

No seu servidor asterisk (na interface cli): habilite o debug:  sip debug.  Para reduzir outras mensagens não use os clientes internos para não misturar as mensagens.

Espero que isso possa ajudar.

José Leitão

  ----- Original Message -----
  From: Vinicius
  To: AsteriskBrasil em listas.asteriskbrasil.org
  Sent: Thursday, November 10, 2005 12:07 PM
  Subject: Re: [AsteriskBrasil]NAT SIP X-Lite Só uma ponta ouve

  Primeiramente gostaria de me desculpar pela demora nas respostas, é que eu, até hoje, ainda não havia recebido nem a minha msg. Um amigo meu que me repassou e eu a colei abaixo.

  Bom, agora vamos a mensagem:

  Os codecs estão habilitados de forma correta sim (ulaw,alaw e GSM)

  Já testei com as duas partes usando X-Lite, e com outros clientes na ponta de cá, e ainda não funciona.

  Já tentei com a opção nat=yes e dá na mesma (depois, pelo que li, esta opção é para quando o cliente está atrás de NAT e não o servidor - ME CORRIJAM se estiver errado)

  Com o debug, eu não consegui entender nada... Aliás, acho que nem apareceu nada...

  Com o tcpdum, rodando no roteador (não na máquina onde está o asterisk) eu notei que pacotes UDP são enviados para o cliente externo, porém nenhum pacote chega, o que me levou a crer que o problema deve estar na ponta do cliente, ou seja, ele não está conseguindo entender os pacotes encapsulado pelo NAT, ou está enviando para o endreço errado, possivelmente o ip virtual da máquina asterisk aqui.

  Será que é isso ou eu estou viajando?

  Alguém já fez o asterisk funcionar atrás do nat com os clientes espalhados pela internet (ou seja, fora da rede interna)?

  Obrigado,
  Vinicius.