[AsteriskBrasil] Filas e Call Center

Dov Bigio dovb em terra.com.br
Sexta Novembro 18 10:39:31 BRT 2005

Pessoal,

Estou com o seguinte requerimento no meu Call Center.

Se todos os agentes estiverem livres, quero que o Asterisk já retorne o sinal de que está chamando e distribua a ligação, mas não quero que está ligação seja logada no queue_log, porque, pela especificação do meu call center, ligação que é encaminhada direto para um agente não deveria passar por uma fila.

Se todos os agentes estiverem ocupados, aí sim a ligação deve entrar na fila de espera e ser contabilizada nas estatísticas.

Pelo que vi na aplicação Queue, ela tem a opção de 'ring' OU 'music on hold', e não 'ring' quando estiver de fato chamando alguém, e 'music on hold' quando estiver de fato em espera.

Pensei em resolver o problema da seguinte maneira

exten=>fila,1,NoOp(Tenta entrar na fila, com timeout de 0, para ver se ha agentes livres ou se estao todos ocupados)
exten=>fila,2,Queue(cobranca,r,,0)
exten=>fila,3,NoOp(Se havia agente livre, ligacao ja foi atendida)
exten=>fila,4,Queue(cobranca,,,5000)
exten=>fila,5,Hangup

Voces sabem se isso funcionaria? Ou o timeout de 0 faria a ligação pular para a proxima extensão?
E o efeito disso nas estatísticas, qual seria? No caso de todos os agentes estarem ocupados, a ligação seria considerada abandonada pelo passo 2, e outra ligação entraria na fila no passo 4... apareceria como se fosse duas ligações, e todas as estatisticas (tempo de espera, numero de ligações abandonadas e atendidas) ficariam distorcidas...

Alguém tem alguma idéia de como implementar isso?

[]s
Dov