[AsteriskBrasil] Cancelamento de Eco

dioedu@yahoo.com.br dioedu em yahoo.com.br
Quinta Novembro 24 21:57:50 BRT 2005

Olá a todos,

Adquiri uma placa da Digium TE406P (4 canais E1 c/ cancelamento de eco).
Trabalhando em R2 Digital.

Desabilitei o cancelamento de eco via asterisk, no arquivo unicall.conf e
zapata.conf. Fiz isso pois sei que o cancelamento de eco, consome bastante
processador da máquina e resolvi comprar a placa com cancelamento de eco por
causa disso. Mas nas ligações que estou fazendo, ainda existem algumas que
ficam com eco.

Minha dúvida:
Se eu habilitar o cancelamento de eco no asterisk, o processador vai ser
utilizado como se não houvesse cancelamento via hardware ? Ou a placa
economiza o processamento, trabalhando em conjunto com o software ?

Alguém saberia me informar ?

Obrigado,

Diógenes