[AsteriskBrasil] Discador

dioedu@yahoo.com.br dioedu em yahoo.com.br
Segunda Abril 3 14:37:41 BRT 2006

Olá Caio,

On Monday 03 April 2006 08:22, Caio Begotti wrote:
> Oi, Diógenes
>
> Que tipo de parâmetros seriam esses na sua opinião? Curiosidade mesmo, pois
> eu acho que raramente se faz necessário mexer no fonte do Asterisk. De
> qualquer forma, eu acho que um predictive dialer é muito mais complexo de
> se conseguir 100%.
"Discador" é uma aplicação que efetuará, basicamente, os seguintes
procedimentos:
1) Iniciará chamadas para números pré-definidos,
2) Verificará se a chamada foi completada.
3) Enviará a chamada para algum telefone (não importa qual, Telefone IP,
softphone, ATA)

Porém, como o "discador" é desenvolvido pra ser automático, é necessário
alguns parâmetros de retorno para saber o que houve com a ligação. Por
exemplo, estava ocupado, não atendeu, caiu em uma mensagem de interceptação
da operadora, etc. Todos estes retornos possuem códigos específicos. Estes
códigos devem ser passados pela operadora e o asterisk deve receber através
da variável ${HANGUPCAUSE}.
Porém, utilizando a interface R2, esta variável não retorna valores corretos
para os padrôes brasileiros. Efetuando testes simples com ISDN, não constatei
nenhum problema ou código que não consiga receber.

Uma vez eu até coloquei este tópico aqui na lista, mas ninguém soube responder
e foi então que concluí que para isto, será necessário mexer no código fonte,
mas não necessariamente do asterisk, mas sim no módulo do Steve.

Diógenes