[AsteriskBrasil] MoIP - Alguem ja usou?

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quinta Abril 6 15:03:25 BRT 2006

Alex Robertson wrote:
> Julio,

> Não sei de nenhum caso específico, mas acredito firmemente que as
> grandes players já utilizem isto em seus backbones.

Humm..Acredite, nao e' o caso :-), eu estou neste momento fazendo o
design de uma expansao de 8000 troncos em uma carrier(nao brasileiro), e
nao se usa v.150

> Quase todas (pelo menos todas as que eu tenho contato) operadoras de
> celular já trasnportam todo o seu tráfego sobre IP. Algumas, como a
> TIM, preferiu manter a sinalização pela rede (de sinalização)
> tradicional, mas toda a midia é sobre IP.

Modem pode ser transportado sobre IP, com G711 e rede controlada
(geralmente os bbones VOIP carrier sao bem fechados/controlados) isto e'
o que eu faco em varios casos. Nao so modem, mas ISDN tambem, sao
transportados como VBD, voice-band-data.

> Não tem jeito: EoIP - Everything over IP ;-)
> Só para esquentar mais a lista, já vi paper até sober TDM over IP!!
> Vou procurar o link e posto em outra thread.

A RAD tem, e alguns outros, geralmente tem uma aplicacao um pouco
limitada. Voce acaba "pagando" por algo que nao precisa.
Exemplo, SS7 sobre IP, e' bem mais "limpo" que transportar os C7 links
sobre IP como TDM sobre IP.