[AsteriskBrasil] Novela da GVT Vono Continua...

Fernando Lemes da Silva ferlemes em gmail.com
Terça Agosto 15 21:39:59 BRT 2006

   Paulino,

   Já tentei de várias maneiras... a opção port que pode ser especificada para
cada ponto se refere a porta remota do servidor. Para mudar a porta que o
Asterisk ouve os pacotes SIP é necessário utilizar um parâmetro bindport na
seção general.. só que isto irá fazer com que ele passe a escutar somente na
porta especificada e não mais na 5060.

   Dei uma olhada por cima no chan_sip.c, mas acredito que pelo modo que as
coisas são configuradas, em alguma parte do programa ele inicia um listener
de pacotes UDP e lança threads (? ou não ?) para cada pacote recebido, de
forma que ele solicita o processamento do pacote e volta a escutar por novos
datagramas. Deste modo, como cada canal não é tratado como uma thread, ou
filhos de uma thread que escuta uma determinada porta local, o que torna
"impossível" escutar portas distintas ao mesmo tempo. (Não tive tempo de
estudar o codigo com mais detalhes, mas acho que é por aí...)

   Me parece que planejam implementar em breve conexões SIP usando TCP e/ou
criptografia TLS... se rodar em TCP já é um adianto para minimizar o problema
de multiplos canais entre os mesmos hosts.. só não sei quanto ao suporte
disto por parte dos fabricantes e dos provedores...

   []'s

--
   0010111100101010010100110100100101000111
       Fernando LEMES da Silva