[AsteriskBrasil] Duvidas

Arlen Nascimento arlen.nascimento em gmail.com
Terça Dezembro 19 15:30:29 BRST 2006

Colegas de lista,

gostaria de abrir uma discussão sobre o asterisk no lugar de uma ct
convencional.
Aqui na empresa onde eu trabalho temos um servidor asterisk rodando no
sarge. Ele recebe três linhas telefônicas, tem menu de atendimento,
voicemail, musica em espera, etc.
O problema é que o serviço é muito instável, vez por outra, o cli
mostra os canais como ocupados quando de fato nao estão e,
consequentemente, ninguem consegue efetuar ligaçoes (nesse eu caso eu
reinicio o asterisk). Acontece tb (muito) de as ligaçoes cairem, serem
abortadas. Outra coisa que acontece é de se perder uma ligaçao que foi
colocada em espera ou transferida. E ainda qdo cai algum raio/trovao
não dá pra fazer ligaçoes, as linhas ficam com ruídos, aí só
reiniciando o servidor...
Eu faço o possível pra manter o serviço estável, mas as vezes
acontecem umas coisas inexplicaveis...
É claro que o usuário final não quer saber dos detalhes, pra ele o
serviço é bom ou é ruim, e se for ruim, ele vai falar mesmo!
É claro que muitas vezes o asterisk acaba tendo as costas largas,
querem jogar a culpa de tudo pra cima dele (certa vez, vieram reclamar
pra mim que não conseguiam ligar pra um determinado numero, qdo eu fui
ver, a resposta do telefone era o sinal de número inexistente!)
Eu ainda tenho um certo crédito porque o meu chefe entende bem de
tecnologia e sabe que às vezes as coisas são assim mesmo.
Mas o que me deixou triste foi o anúncio dele de que o "meu asterisk"
ia cair fora, ele vai colocar o CallManager da Cisco e tb ele nem vai
mais considerar o asterisk em projetos de voip para empresas.
Eu uso o asterisk 1.0 num celeron 2,13 GHz com 256 MB de RAM
Será que se eu fizesse um upgrade ia mudar assim da água pro vinho??
Eu acho q não

Alguem já teve esses problemas de instabilidade dessa maneira??

Desculpem-me se a mensagem for off-topic

Arlen Nascimento