[AsteriskBrasil] G729 x 711U

Vinicius Canesin Bréscia v_i_n_i_br em yahoo.com.br
Quarta Janeiro 11 21:42:05 BRT 2006

Caríssimos,

Me surgiu uma dúvida:
Dizem que quando se tem banda disponível, para se obter melhor qualidade de audio o melhor é utilizar o codec 711u, pois este não possui compactação, logo não tem perda de qualidade. Até aí tudo bem, é intuitivo. Agora minha dúvida é: mesmo que EU possua banda disponível, como por exemplo um link de 2 Mega para apenas uma conversa, será que se eu utilizar um codec com pacotes menores, como o G729, a viagem deste pela net (lembrando que não há mais garantia de largura de banda do meu back bone pra frente) até o outro ponto (um outro país, por exemplo), não é mais rápida? Ou seja, eu terei um delay menor e assim uma qualidade de conversação melhor? Não apenas um delay, mas como estamos falando de pacotes UDP, pacotes podem se perder e a voz fica "truncada".
Resumindo: se eu tenho banda disponível, é melhor eu utilizar 711 ou G729 ?
Gostaria de saber a opnião de vocês.

Obrigado,
Vinicius.