[AsteriskBrasil] nao consigo deixar mensagem em celular

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quinta Janeiro 19 12:54:08 BRT 2006

Hermann Wecke wrote:

> Em analógico eu faço isso no asterisk.

Sim, em analogico nao existe sinalizacao 'out-of-band' para isto..
O duplo atendimento era o que se fazia em modem-banks para isto no tempo
do analogico :-)

> Se for canal digital, existe um bloqueador próprio para E1, fabricado no
> Brasil (eu tinha isso na empresa - custa muito caro).
> Mas a ligação chega a passar, e quando alguém atende a chamada é
> derrubada. Portanto, para derrubar alguém tem que atender efetivamente a
> chamada.

Nao, na sinalizacao E1/R2 com MFC5C, oficial da Norma Telebras existia
sinalizacao para chamada a cobrar (A-5 <> B-8 ? sei la, nao me recordo),
e existia um sinal que voce podia usar para recusar a chamada sem
atender. O Duplo atendimento era uma maneira de fazer isto em centrais
que nao suportavam a norma telebras.
Os RAS 5399 (da bay) tinham o codigo para ambos implementados, foi
implementado antes de todos os outros provedores de RAS.
O duplo atendimento inclusive tinha um problema, se a central 'ligada'
ao seu E1 nao estivesse configurada apropriadamente, ela passava o
controle da chamada, e as ligacoes todas eram derrubadas.
Me lembro vagamente do Estado de Minas tendo problemas em Juiz de Fora a
uns 8 anos atras, com uma central que volta e meia "voltava" para esta
configuracao.
Talvez alguem de posse da norma telebras 'pos-' 1996 em softmedia possa
passar para o grupo ou colocar no wiki..