[AsteriskBrasil] Asterisk sob NAT ou com IP público ?

Daniel Freitas dregis em terra.com.br
Sexta Janeiro 20 18:02:53 BRT 2006

Oi Gente,

Estou enfrentando um problema que preciso da ajuda de vocês...

Tenho um servidor asterisk usando protocolo SIP que está funcionando sob um NAT feito com o firewall nativo do linux distribuição Slack...

Várias são as extensões que estão se logando neste servidor pela internet e que também estão atráz de NAT.
Na mesma rede privada do Asterisk funcionam também algumas extensões e outros serviços tais como o apache.

Ocorre que quando eu ligo entre as extensões que estão na mesma rede do asterisk ( e portanto sem NAT entre elas e o asterisk ), a qualidade de voz é perfeita.
Quando eu recebo em uma destas extenções uma ligação vinda de uma extensão da rede pública ( e portanto com o nat remoto e meu nat entre a extensão remota e meu asterisk e minha extensão local), a qualidade de voz é bem ruim. Tem atrazo de voz e fica cortando.
Quando estas extensões externas a minha rede tentam falar entre sí é que a coisa piora. Parece código morse.... Rsss

Tenho folga de banda para a comunicação entre elas. Isto acontece inclusive quando em fase de testes, estão SÓ ESTAS extensões se comunicando entre sí.
Para confirmar minha tese, quando falo pelo Skype com outra pessoa, parece que estou ao lado dela.
Estou usando o codec GSM como preferencial. Na sequencia, ulaw e alaw.

Tenho lido que o asterisk + SIP + NAT não funciona bem.
Qual a experiencia de vocês em relação a isto ?
O que devo fazer para resolver ?

Daniel Freitas