[AsteriskBrasil] codec preferencial

Rodrigo Santos de Souza rodrigostz em hotmail.com
Terça Junho 6 11:26:32 BRT 2006

Sim ele aparece, mas o estranho é que a ordem que eu entro com os codecs no
sip.conf não altera a onrdem que eles não enviados no INVITE para o destino.
Logo imagino que este é o motivo de a ligação estar sendo realizada usando o
mesmo codec independente do que coloco primeiro no sip.conf.
Abaixo a depuração do sip durante uma ligação de saída para o usuário
"remoto". Observa que ele coloca a sequencia de codecs da seguinte forma:
(m=audio 12364 RTP/AVP 0 4 8 18 101) , isto é, colocando o ulaw em primeiro
lugar (0) logo ele completa a ligação com este codec, mas na verdade eu
coloquei ele como ultimo no sip.conf.

sip.conf
-----------------
[general]
context=invalid
port=5060
bindaddr=0.0.0.0
srvlookup=yes
pedantic=no
canreinvite=no
externip=201.11.22.62
localnet=192.168.11.0/255.255.255.0

[remoto]
type=peer
canreinvite=no
dtmfmode=rfc2833
qualify=no
nat=yes
context=default
disallow=all
allow=g729
allow=g723.1
allow=alaw
allow=ulaw
port=5060
host=192.168.11.5

setando o sip debug e ligando de uma fxs para o sip "remoto"

Reliably Transmitting:
INVITE sip:192.168.11.5 SIP/2.0
Via: SIP/2.0/UDP 192.168.11.104:5060;branch=z9hG4bK2df31397;rport