[AsteriskBrasil] codec preferencial

Paulo Garcia ast.paulo em gmail.com
Terça Junho 6 14:09:31 BRT 2006

Olá,

olhando no channel.c você pode ver que a ordem escolhida pelo Asterisk é
essa:

        AST_FORMAT_ULAW,
        AST_FORMAT_ALAW,
        AST_FORMAT_SLINEAR,
        AST_FORMAT_G726,
        AST_FORMAT_ADPCM,
        AST_FORMAT_GSM,
        AST_FORMAT_ILBC,
        AST_FORMAT_SPEEX,
        AST_FORMAT_LPC10,
        AST_FORMAT_G729A,
        AST_FORMAT_G723_1,

então se você tiver algum codec habilitado que venha antes do g729, então
este é o codec que o Asterisk irá utilizar.

Não sei se estou falando besteira, mas ao confeccionar nosso channel,
percebi que a configuração dos channels (SIP, IAX, etc...) onde tem os
allowXXX indica se o formato é suportado ou não, e não a ordem que o
Asterisk ele trabalha. Quem determina o melhor formato é a função
ast_best_codec(int fmts) que segue esta ordem ai de cima.

Espero que tenha ajudado.

Paulo Garcia
Digivoice