[AsteriskBrasil] RES: Uso do Asterisk em grande Escala

Ciro ciro em sntbsb.com.br
Sexta Junho 9 17:13:31 BRT 2006

É Cléviton... É uma decisão que eu, como Gerente de TI, ponderaria
muito. Mas que certamente não tomaria abruptamente.
Bem, O que é necessário no seu caso, até para um teste piloto, é a
padronização! Um server muito bem padronizado onde quem usa, fala a
mesma língua. Produzir o seu PABX pode ser uma excelente idéia, e com
uma relação custo benefício absurdamente vantajosa, mas é necessário
preparar muito a estrutura para a manutenção desta tecnologia. E ter a
certeza que não irá conflitar com os objetivos estratégicos da empresa.

Estou brincando com o asterisk já a 2 anos, e depois de ver o mercado na
TELEXPO deste ano, resolvi por à prova de verdade a 2 meses.
Bem tenho o que seria análogo a 500 filiais, com algumas regionais pelo
Brasil, mas nem cogitei ainda em implementar, não só o asterisk, mas a
tecnologia. Estou regociando a infra-estrutura com as telecom´s e me
preparando para estudar mais a fundo a implantação em alguns polos, para
atendimento apenas. (URA e DAC).

Minha estrutura funcional em asterisk está muito a quem da minha
estrutura como um todo, mas já coloquei em áreas importantes.

Numeros ramais: 2 (apenas 2 PA´s utilizando softfone para vendas ao
brasil inteiro. È o inicio)
Modelo Ata usado: Linksys PAP2
Modelo IPFone usado: Nenhum
Softfone usado: Xten Lite (nos PA´s) - Desenvolvemos nosso prório
softfone para outros tipos de ligações, utilizando ACTIVEX em uma página
WEB
Troncos digitais: 2 E1 - temos 2 servers para duas áreas distintas (URA
e DAC) 1-TE110P cada
Configuração do Servidor: P4 3.0 com 1G de memória ambos
Aplicação usada (URA/DAC/Sala de Conferência): URA e DAC por enquanto.
Tem ou não contrato de suporte/manutenção do softswitch Asterisk: Não
temos.

É isso aí...

Estamos bem satisfeitos com os resultados, apesar de ter muito ainda pra
testar.

Abraço,

Ciro A. Toscano