[AsteriskBrasil] RES: QOS e VoIP

Leandro Melo [SERGICON] leandro em sergicon.com.br
Quinta Março 9 10:17:08 BRT 2006

Não pode ser criada uma VPN entre o ATA e o Asterisk?

Já vi alguns artigos na web que conseguiram bons resultados utilizando um
"falso" QoS baseado em VPN para trafego de VOIP, mas não sei como fazer,
quem conseguir por favor me avise!!!

Abs

Leandro Melo

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
alexandre - aldeia digital
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] QOS e VoIP

O grande problema do QoS é controlar a banda de ENTRADA.
Como quem emite o pacote (um FTP por exemplo) não sabe a qual velocidade que
você tem, o que se faz nas regras ingress é DESCARTAR pacotes BONS.
A cada pacote, ele aumenta o TTL até que a velocidade fique correta.

Na saída é tranquilo (principalmente com o HTB).

Quer resolver o problema ?

* Tenta a dica do Allan sobre o switch gerenciável. Daria inclusive para
limitar a banda de cada cliente nele.

ou, a melhor opção:

* Coloca um link dedicado ao VoIP se for possível.

Abraços,

Alexandre
Aldeia Digital