[AsteriskBrasil] QOS e VoIP

Felipe Neuwald felipe em neuwald.biz
Segunda Março 13 09:16:09 BRT 2006

Nivaldo,

QoS (qualidade de serviço) é sempre uma questão fundamental para VoIP
quando se utilizam links em que tanto o tráfego de voz como o tráfego de
dados passam por eles. Uma boa solução que eu achei é FreeBSD (ou
OpenBSD) + PF (do OpenBSD) + ALTQ (para QoS).

O PF é um firewall muito bom, e esta solução deve resolver tanto os teus
problemas de Qualidade de Serviço como de segurança para as regras do
firewall.

Um abraço,

Felipe Neuwald.