[AsteriskBrasil] Como programar para Asterisk

Thiago Marinello Paulino Cesar thiago.marinello em gmail.com
Segunda Março 20 15:45:28 BRT 2006

On 3/20/06, Huander Leão <huander em gmail.com> wrote:

> Alguem sabe como posso literalmente programar para Asterisk?? Deixa eu
> explicar por exemplo que fazer um simples comando para executar um
> Reload no servidor Asterisk... entâo iria escolher uma linguagem (que
> seja aceita pelo Asterisk) tipo Java (de preferência), PHP, Perl... e
> fazer o programa para interagir com o Asterisk e realizar o comando
> que desejo...

Voce nao "programa para Asterisk", voce pode programar usando recursos
do Asterisk, pode programar modulos para o asterisk, pode programar
programas independentes ligados em tempo de execução ao asterisk.

Para um simples 'reload' do servico vc nao precisa de nenhuma
interface de programacao com o asterisk, pode ser tudo mediado pelo
sistema operacional.

> Mas vale resaltar que preciso do caminho das pedras pois minhas
> intenções são maiores do que somente realizar um reload, mas preciso
> descobrir como interagir com o Asterisk primeiro pra depois realizar
> tudo que quero...

Agora sim..  existem interfaces de programacao para que seja possivel
escrever programas que integem com uma instancia do asterisk. Em geral
isso é feito em C, mas ja existem facilidades para que isso seja feito
em java, por exemplo.

Essas interfaces foram nomeadas de Asterisk Gateway Interfaces (AGI),
de uma procurar por isso que voce encontrara algumas coisas para
comecar.

Em especial, sobre o Java, procure por Asterisk-Java, um pacote para
Java que possibilita a interacao com o Asterisk.

--
 []'s
 Thiago Marinello Paulino Cesar

 " Join us now and share the software;
   You'll be free, hackers, you'll be free. "