Re: [AsteriskBrasil] Ligação de VoIP para FXO trava linha

eder souza ederwander em yahoo.com.br
Segunda Outubro 30 10:15:39 BRT 2006

Se a linha for analógica ou se estiver com seu asterisk entroncado em uma PABX analógica é bem provável que o mesmo não eseje detectando o BUSY da linha analógica nao liberando a sua linha.

  Verifique em seu zapata.conf se existem as seguintes linhas
  busydetect=yes
busycount=8

  na maioria dos casos isso resolve adicione essas linhas tbm em seu sip.conf e iax.conf se utilizar iax é claro, caso isso não funcione experimente colocar no extensions.conf no final de cada contexto as seguintes linhas.

  exten => _numero_do_teu_contexto,102,Hangup()
Exten => h,1,Hangup()
exten => t,1,Hangup()

Espero que tenha ajudado

Abraço

  Eder de Souza

  2006/10/27, Fabricio :
> Quando algum liga para linha que esta ligada a FXO e esta pessoa esta
> utilizando VoIP ele trava e a linha fica ocupada direto, tenho que rebootar
> o asterisk para que a linha seja liberada.

Olá,

Esse problema com linhas analógicas via FXO de detectar que a pessoa
do outro lado desligou é antigo, mas quando a pessoa que ligou desliga
a linha é liberada para se fazer ligações.
Poderia descrever melhor, se possível com um exemplo, telefone (soft
ou não) usado e versões?

--
Atenciosamente

Claudio Polegato Junior

Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
Engenheiro Computacional - USP
Engenheiro Eletrônico - USP

Acesse o wiki AsteriskBrasil.org:
http://www.asteriskbrasil.org