[AsteriskBrasil] RES: Portas a Serem Liberadas no Router

Claudio Polegato Junior cpolegatojr.asterisk em gmail.com
Sábado Setembro 2 06:46:59 BRT 2006

Em 01/09/06, Julio Arruda <jarruda-asterisk em jarruda.com> escreveu:

> Claudio, nao estou discordando que SIP nao e' NAT friendly, estou
> dizendo que a afirmacao "Sem artificio no SIP client nao funciona", e'
> incorreta, que foi a que voce fez. Varias empresas de SBC oferecem isto,
> e existem solucoes de RTP Proxy associadas a OpenSER que fazem o mesmo,
> SEM o cliente SIP 'estar ciente'.

  É, acho que não ficou bem claro o que eu quiz colocar, pois quando falei
em artifícios, não quiz dizer especificamente no cliente e sim um artifício
entre o cliente e o servidor, esteja ele no cliente, no "meio do caminho" ou
no servidor.

  Em nenhum momento afirmei como colocou: "Sem artificio no SIP client nao
funciona". Partindo desta informação, diria que é incorreta, pois, sim, é
possível um cliente SIP funcionar atrás de NAT de forma transparente.

--
Atenciosamente

           Claudio Polegato Junior

           Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
           Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
           Engenheiro Computacional - USP
           Engenheiro Eletrônico - USP