[AsteriskBrasil] Voz tremula e metalizada. (Asterisk + VB0408 + PAP2)

Hugo Rebelo hugorebelo em gmail.com
Domingo Abril 1 14:44:18 BRT 2007

Olá pessoal,
Essa semana eu terminei a migração do sistema de telefonia aqui da
empresa - um pabx analógico intelbras para asterisk. O legal é que o
cenário é extremamente heterogêneo, temos usuários com telefones IP,
Atas (stracta IPA-100 e Linksys PAP2) e softphones (X-Lite), e quase
tudo está funcionando perfeitamente. Recorro à lista para sanar um dos
únicos problemas que estou enfrentando: quando um usuário "A" de PAP2
liga para fora (através de uma Digivoice VB0408 plugada no servidor),
ele escuta a voz de "B" tremula e metalizada, e "B" escuta "A"
pefeitamente. Se a ligação sai por um tronco VoIP (Vono por exemplo),
isso não acontece, ambos os lados falam e escutam perfeitamente. Isso
só acontece com usuários de PAP2, todos os outros fazem e recebem
ligações tanto pelas linhas analógicas quanto pelas "linhas" voip sem
problema algum.

Algumas informações adicionais:
O único codec utilizado pelos ramais é o g711a (alaw).
O asterisk "fala" com provedores VoIP por gsm.
A versão do asterisk é a 1.4.2.
ChannelDriver versão 0.8.0
VoicerLib versão 4.0.8.0
A versão do S.O. é Slackware 11, kernel 2.6.17.13

Tentei alterar praticamente todas as configurações do PAP2 e não
consegui resolver o problema. Tentei alterar os codecs e também não
obtive sucesso. Se alguém já passou por esse problema ou tiver alguma
sugestão de como soluciona-lo, eu agradeço antecipadamente.

Muito obrigado.

Hugo Rebelo.