[AsteriskBrasil] Queues - anúncios - prioridades

Douglas Conrad conrad em opens.com.br
Sexta Abril 13 17:41:07 BRT 2007

Olá Eduardo,

Eduardo Pereira escreveu:
> [...]
> para o PA escutar o nome do cliente/fila ( sabão, sorvete,...etc) mas como os PAs estão logado dinamicamente, qual uma ligação é encaminha a
> extensão apenas toca e ao atender a chamada em completada, sem nenhum aviso.
>
> Pergunto, para utilizar o "substituianuncio" deverei obrigatoriamente logar meus PAs com AgentLogin() ?
>
> Sei que para resolver o problema posso utilizar algum software, como o YAACIA, para mostrar na tela do PA o número de destino, ou alguma
> coisa relacionada a fila. Mas gostaria de resolver somente com asterisk.

Você pode o parâmetro "announce"
Exemplo:
announce = queue-sabonete

Este parâmetro irá anunciar ao agente ligação de que fila ele irá
atender na ligação em espera.
> 	       2° Devo criar um esquema de prioridade de encaminhamento das ligações. Exemplo, se o PA1 esta mais acostumado a atender ligações
> sobre "sabão", sempre que estiver desocupado e existir ligações sobre sabão, as ligações desta fila irão para ele, se estiver ocupado outros
> PAs receberão a ligação. Se e não existir ligações sobre "sabão" o PA1 estará atendendo qualquer tipo de ligação, mas se uma ligação sobre
> sabão entrar e ele estiver desocupado é encaminhada a ele.
>
> como resolver?

Na opção "member" da fila específica você pode informar após o membro da
fila a prioridade do mesmo:
member => Agent/202,1
member => Agent/201,2

Deste modo se o agente 202 estiver desocupado as ligações sempre cairão
para ele.

Espero ter ajudado.

[]s

Douglas Conrad