[AsteriskBrasil] RES: Server Asterisk, Qual a melhor escolha?

cleviton.araujo@caixa.gov.br cleviton.araujo em caixa.gov.br
Segunda Julho 2 10:20:16 BRT 2007

Prezado Israel:

Sinceramente falando, a menos que você não tenha switch para atender a sua demanda de portas Ethernet, não vejo razão alguma para você seguir nesta direção.

Seguramente, o melhor caminho é você ter suas PA´s funcionando com softfone em SIP e o entroncamento com rede pública com placas E1. Com certeza, vai ser muito mais barato seu projeto.

Cordialmente,
Cléviton.

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org [mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de bernardo.vieira
Enviada em: domingo, 1 de julho de 2007 19:56
Para: asteriskbrasil
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Server Asterisk, Qual a melhor escolha?

> Eu nao concordo completamente... Na realidade a media 40-50% ta um dato certo.
> Mas a media nao tem importancia...
> Ex. call-centers de televenda com boa administraçao... uma ligaçao
> pode demorar... nao pode aconteçer que tem ocupaçao 100%?
> Pode ser 1-2 vez por dia e de 1 minutos... ou um segundos...
> Se issa ta realidade (e a impresa tem boa Gerencia) ninguem arrisca de
> ter o 50% de functionario parado porquè a media fala 50%.

A questão da média de ocupação ficar em torno dos 50% não é necessariamente um indicativo da má administração do call center, na maioria dos cenários, após o encerramento da chamada o operador tem um série de tarefas administrativas para realizar, eg alimentar dados no sistema, antes de iniciar uma nova chamada. Normalmente este tempo é diretamente relacionado à média de duração das chamadas. De qualquer modo, uma das grandes vanategens do Asterisk é a facilidade de expansão, ou seja, vocë pode colocar o sistema rodando em um servidor mais econômico à princípio, coletar dados mais precisos sobre o BHT e e adicionar troncos em servidores paraledos conforme a necessidade.