[AsteriskBrasil] Linksys PAP2 Ver.2

Roger C. Beraldi Martins rogerberaldi em gmail.com
Terça Junho 26 16:11:11 BRT 2007

Olá Douglas,

Mais um infeliz proprietário do PAP2 v.2 da Vonage, este modelo tem uma
firmware
embarcada para funcionar apenas com a operadora Vonage. Você deve ter notado
isso na caixa e nos maunais que vem com o aparelho.

Bom, ele não funciona como um PAP2 normal, para utiliza-lo você deverá
assinar um
plano com a vonage que lhe passará maiores instruções sobre funciona a
configuração (eu não fiz).

Por padrão você não pode configurar qualquer servidor VoIP nas suas linhas.

Mas existe uma alternativa, não que ela seja realmente uma boa solução, mas
provavelmente você
conseguirá utilizar ao menos uma porta do PAP2 v.2. Para isso você precisa
baixar um programa
que vai "atualizar" a firmware do aparelho para desbloquear a área
administrativa de configurações
Voip, maiores informações sobre o programa e como utiliza-lo podem ser
encontradas no link abaixo:

http://www.bargainshare.com/index.php?showtopic=87504

Recentemente onde trabalho recebi a missão de "resolver" o problema com
esses PAPs2 v2 na minha empresa,
em resumo:

 - Consegui "atualizar" a firmware com o programa do forum, depois da
operação realizada é possível acessar
a página de administração da Linhas para configar o provedor VoIP. Mas
existe uma sequência de autenticações
que deve ser realizada para se chegar a esse menú (uma sessão mesmo),
deve-se prestar atenção pois existe usuário
admin e Admin (são diferentes).

- O menú de voz do PAP passa a funcionar (****);

- Consegui configura-lo para autenticar-se no meu servidor Asterisk Local;

- Foi necessário alterar o dial plan, chamado no PAP2 v2 de Digit Map, para
que as ligações fossem enviadas para asterisk;

- Não consegui configurar linhas da Vono direto no aparelho, nos logs do PAP
mostra ele tentando se registrar, mas não corretamente
com as informações que eu coloquei (realmente um comprotamento estranho)

- Não consegui fazer a linha 2 funcionar, só funciona na linha 1. Tentei
configurar as 2 linha não vai nem apenas a linha 2, somente a linha 1.

- O Pap fica "cagalhão":

    * Ele simplesmente trava após algumas horas de uso;
    * Seu aquecimento é maior que de um pap comum;
    * Apresenta problemas de eco;

Sugestão ?!

A mesma que eu passei para quem me entregou o PAP2 v2  para "resolver" o
problema:
Trocar pela versão normal desbloqueada do PAP2 que é um equipamento bom e
que funciona sem
maiores complicações.

Utilizando o procedimento do forum você ao menos conseguirá utilizar o
aparelho, mas ele não será confiável
e frequentemente irá encomodar.

Abraços.

--