[AsteriskBrasil] Placas Khomp

cleviton.araujo@caixa.gov.br cleviton.araujo em caixa.gov.br
Sexta Maio 18 18:21:13 BRT 2007


Pessoal:

Estamos usando duas placas khomp 2E1 tanto com R2Digital quanto ISDN. Até aqui tenho ficado surpreso com a qualidade da placa.

Inicialmente, quando foi instalada, não tinha experienciado eco nas ligações interurbanas, mas o eco aparecia quase sempre nas ligações locais e nas ligações para os ramais do PABX. Contudo, quando se acrescentou a plaquinha hospedeira que eles chamam de VEC-60 o eco desapareceu completamente. Os usuários do Asterisk também têm feito elogios para a qualidade do áudio.

Porém vão aqui algumas dicas para o pessoal da khomp trabalhar:
- tamanho da placa, o ideal seja half-duplex
- instalação do channel e módulos devem ser a partir dos fontes (# make $$ make install)
- atualmente só suporta G.711, precisa suportar também outros codecs
- manter o programa de interface de configurações atual, mas deve seguir também o padrão Asterisk para atender a usuários como eu. Ou seja, os parâmetros de configuração que definem o isdn e r2d devem estar no arquivo /etc/asterisk/khomp.conf

Como já fiz anteriormente com Digivoice, parabéns ao pessoal da khomp pelo empreendedorismo e por acreditar no desenvolvimento de uma solução nacional para fornecimento de placas para o Asterisk.

Se os amigos da lista pretendem montar um PABX Asterisk e estão pensando em placas, já existe outra excelente opção de placa nacional. Se eco é fator crítico de sucesso, realmente nem hesite, pode comprar sem medo.


Cordialmente,
Cleviton



-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil/attachments/20070518/a533b43f/attachment-0001.html


Mais detalhes sobre a lista de discussão AsteriskBrasil