[AsteriskBrasil] RES: futuro do asterisk-1.6

André Gonçalves andre em outcenter.com.br
Segunda Maio 21 11:23:11 BRT 2007

Vai ai ela traduzida (pego no site asteriskexperts.com.br :)

O futuro do VoIP em código aberto é o Asterisk 1.6

Na sessão geral da conferência Asterisk and "Open Telephony Conference",
Kevin Fleming, engenheiro sênior da Digium falou com uma platéia lotada de
amantes do Asterisk o que o futuro reserva àqueles que amam o projeto.

Na sessão geral da conferência Asterisk and "Open Telephony Conference",
Kevin Fleming, engenheiro sênior da Digium falou com uma platéia lotada de
amantes do Asterisk o que o futuro reserva àqueles que amam o projeto.

Depois de lançar a versão 1.4, assim como o novo "software appliance"
Asterisk NOW, Kevin Fleming está agora concentrado na versão 1.6 que deve
ser lançada no fim do ano.

Como parte do processo de desenvolvimento, os desenvolvedores estão revendo
o processo de lidar com questões relacionadas à segurança. Fleming destacou
que questões de segurança agora são geridas por um núcleo que atende estas
questões de 24 a 48 horas após o primeiro relatório indicando um problema.

Existe agora também, um sistema de aviso de vulnerabilidades formal do
projeto de segurança do Asterisk que irá informar que questões foram
reportadas e o que está sendo feito para corrigi-las.

Fleming admitiu que o Asterisk não estava fazendo um bom trabalho em
informar aos usuários a respeito de problemas de segurança, mas que o novo
esforço é uma tentativa de melhorar.

"Um dos benefícios do código aberto é que existem mais pessoas usando nosso
código e muito mais gente olhando o código fonte e nos dizendo quando algo
está errado" Fleming disse.

"Ninguém olha o código de um sistema da Nortel e existem provavelmente
tantas vulnerabilidades quanto no Asterisk. No entanto você só ouve falar
delas depois que elas já foram exploradas por alguém".

Além da melhoria na segurança, Fleming disse que a comunidade do Asterisk
está trabalhando em um esforço chamado "Asterisk Network Edge", que vai
permitir que o Asterisk se integre melhor com dispositivos de segurança como
firewalls.

O esforço agora está sendo expandido em uma colaboração com o roteador de
código aberto "Vyatta" e deve ocorrer em algum ponto até o final do ano.

Em termos de novos recursos que vão chegar com a versão 1.6, Fleming
destacou a funcionalidade de "Call bridging" (conferência) como um ponto
importante. O objetivo da versão 1.6 é fornecer o máximo de flexibilidade em
conferências multi-canal tais como aquelas onde os canais podem ser
adicionados e removidos de forma que as chamadas possam ser convertidas de
duas entidades para múltiplas entidades. Esta funcionalidade vai permitir o
uso de recursos avançados, tais como anúncios de call center dentro de uma
ligação e monitoramento por um terceiro.

A melhoria na capacidade de gerenciamento de chamadas e do desempenho está
programada para a versão 1.6. Fleming explicou que a idéia é reduzir o
número de threads e conseqüente uso de memória para permitir o gerenciamento
de um grande número de fluxos de mídia. Os testes iniciais já mostraram uma
melhoria de 100 a 200% no número de fluxos que o servidor consegue
gerenciar.

O suporte para eventos síncronos irá também aparecer na versão 1.6,
permitindo que módulos no Asterisk possam se comunicar uns com os outros em
um sistema de cluster. Fleming disse à audiência que nas versões atuais do
Asterisk, o serviço de correio de voz tem de estar no mesmo servidor da
chamada para que a notificação da possa funcionar.

Um sistema melhor de relatórios feito através de um novo recurso de registro
de chamadas no Asterisk 1.6 irá permitir um rastreamento mais completo dos
eventos que ocorrem durante uma chamada. O objetivo, de acordo com Fleming,
é dar mais detalhes do que no CDR. (registro detalhado das chamadas) e
permitir um rastreamento e auditoria mais granular.
Olhando a frente da versão 1.6, Fleming notou que existem alguns itens de
alta prioridade para atacar, incluindo clustering e suporte a failover.

Mesmo com todos os recursos que Fleming tem em seu "roadmap", ele destacou
que não tem certeza neste momento de quais estarão ou não nas versões
futuras.

"Nós não podemos prever isto", disse Fleming. "Será o que as pessoas nos
disserem que querem e no que elas puderem contribuir.".

Fleming disse que as demandas atuais colocadas no Asterisk pelos usuários
são muito maiores do que quando o Asterisk começou e destacou que é difícil
para ele falar sobre onde o Asterisk está indo no futuro, já que a primeira
versão de produção Asterisk saiu à apenas 2 anos e meio.

O prodígio do Open Source, Mark Spencer lançou a versão 1.0 do Asterisk em
2004.

De acordo com Fleming, tem sido uma viagem rápida desde então, com a versão
1.2 aparecendo em novembro de 2005 e a 1.4 em 2006.

Hoje, existem mais de 400 colaboradores com mais de dois terços de todos os
novos recursos de cada versão feitos através de contribuições da comunidade.

Att.
André